Ilhas Faroe

Moeda: Coroa Faroesa

As ilhas Faroe são um território autônomo da Dinamarca, parte da Europa, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia.

As Ilhas Faroe, até então sob o domínio da Noruega, passam aos dinamarqueses em 1380. Durante a II Guerra Mundial, após a invasão da Dinamarca pelos alemães, elas permanecem sob poder britânico.

Retornam à administração dinamarquesa em 1946 e dois anos depois adquirem autonomia interna.

Em 1973, o governo local recusa-se a seguir a decisão da Dinamarca de se integrar à Comunidade Econômica Européia (atual União Européia).

No início dos anos 90, a queda da produção na pesca gera uma crise financeira, superada com créditos da Dinamarca, que exige a redução do investimento público na indústria pesqueira, pedindo maior participação do capital privado.

As ilhas adquirem amplos poderes sobre suas reservas minerais em 1992 e concedem a uma empresa dos EUA, em 1994, o direito de pesquisar petróleo em sua costa.







50 Krónur

  • Dimensões: 7,2 cm x 12,5 cm
  • Data: 2001
  • Anverso: Chifre de carneiro (Ram's horn) à direita
  • Reverso: Penhasco em frente ao mar
  • Conservação: FE
  • P-24
...................................................................................................................................




100 Krónur

  • Dimensões: 7,2 cm x 13,5 cm
  • Data: 2002
  • Anverso: Rabo de peixe
  • Reverso: Vista de Klaksvik
  • Conservação: FE
  • P-25

Estado de Conservação das Cédulas

Para a compreensão do estado de conservação das cédulas, utiliza-se as seguintes convenções (Cédulas do Brasil, 3ª edição):

FE (Flôr de Estampa) - Uma cédula perfeitamente preservada. O papel é limpo, firme e sem descoloração. Os cantos são agudos e no esquadro. Não há vestígios de dobras ou marcas de manuseio descuidado. Equivale ao "Uncirculated" (UNC)
S (Soberba) - Uma cédula com pequenos sinais e manuseio. Pode ter no máximo três pequenas marcas ou um sinal de dobra. O papel é limpo e firme com o brilho original. Os cantos podem apresentar pequenos sinais de uso. Equivale ao "Extremely Fine" (EF).
MBC (Muito Bem Conservada) - Uma cédula com alguns sinais de manuseio e uso. Podem ter diversas marcas de dobra vertical e horizontais. O papel pode ter um mínimo de sujeira e manchas na cor, mantendo relativa rigidez. Não deve ter cortes ou rasgos na margem, embora possa mostrar sinais de uso. os cantos também podem mostrar sinais de circulação, porém não devem ser totalmente arredondados. Equivale ao "Very Fine" (VF).
BC (Bem Conservada) - Uma cédula consideravelmente circulada, com muitas dobras e rugas. O papel pode estar amolecido e as margens podem apresentar pequenas faltas decorrentes de uso, porém não se admite rasgos nas dobras centrais devido ao excesso de uso. As cores são visiveis porém não brilhantes. Furos de grampeador podem ser tolerados. Equivale ao "Fine" (F).
R (Regular) - Uma cédula muito pesadamente manipulada, com danos normais devido à prolongada circulação. Podem incluir muitas dobras, rasgos, manchas, furos, inscrições, cantos arredondados e uma aparencia geral não muito atrativa. Não devem ter grandes rasgos e a maior parte da nota deve ser identificada. Equivale ao "Good" (G).
UTG (Um Tanto Gasta) - Uma cédula totalmente flácida, muito pesadamente e mal utilizada. com grandes rasgos ou pedaços faltantes, além de dobras, rasgos, manchas, furos e cantos perdidos. Não devem ser colecionadas, a não ser no caso de peças muito raras. Equivale ao "Poor" (P).


Arquivo do blog